Marco Weissheimer

Buenas vivente

Olá seja bem vindo ao buteco se delicie com o nosso cardápio!

domingo, 22 de maio de 2011

Os espaços públicos nem tão públicos assim!


A idéia de que as cidades possuem uma esfera pública, pertencente e usada pela coletividade e uma esfera privada, cuja posse e manutenção respondem aos interesses de um ou mais indivíduos específicos, é bastante antiga, mas virá a se definir plenamente com a urbanística grega durante a Antiguidade Clássica. Para os gregos, a ágora era o espaço que inserido na pólis, representava o espírito público desejado pela coletividade da população e onde se exercia a cidadania.

Mas a prefeitura de Porto Alegre, teima em tentar de todas as formas tornar os espaços públicos, os espaços da cidadania do povo de Porto Alegre em um espaço privado. Num espaço que responda apenas a interesses dos seus "proprietários", infelizmente esta é a ótica dos governos Fogaça-Fortunatti.

Quero destacar aqui 3 debates e obras que estão acontecendo em Porto Alegre, a primeira foi a destinação do espaço público do Teatro do Araújo Vianna para a Pepsi e Opus produtora. A segunda e a imagem que posto aqui segue como exemplo é a destinação do espaço do mercado público a Coca Cola. E por fim a tentativa novamente da prefeitura de POA e de seu prefeito Fortunatti ( PDT) de tentar cercar o parque da redenção, que é um símbolo de Porto Alegre.

Espero que a população de Porto Alegre se atente aos espaços de lazer e de construção de cidadania e defenda estes espaços de qualquer tentativa de nova privatização.